Unidade Itoupava Norte
Hemos inaugura Unidade Itoupava Norte
18 de junho de 2018
Workshop Hemos 2018
3º Workshop Hemos 2018 será realizado em julho
13 de julho de 2018

Como reduzir o estresse em mulheres

reduzir o estresse em mulheres

O estresse atinge homens e mulheres, não há dúvidas quanto a isso. Embora ambos os sexos sofram com a pressão do dia a dia, segundo a psicóloga Susan Albers-Bowling ele afeta as mulheres de forma mais intensa, já que a pressão que elas colocam sobre si mesmas também é maior.

Confira abaixo sete dicas da psicóloga para reduzir o estresse em mulheres:

1. Não recorra à comida

Muitas mulheres descontam as frustrações do cotidiano na comida. Além de não ajudar, já que a comida pode até dar a sensação instantânea de prazer ou distração, isso pode até causar mais estresse a médio e longo prazo. Sem contar que o estresse faz as pessoas comerem mais rapidamente, sem tempo para a mastigação apropriada e para saber a hora de parar, o que pode causar mal-estar. Em vez de comer, a sugestão de Susan é fazer uma pausa e realizar atividades relaxantes que não envolvam comida, como alongamentos, automassagem, caminhadas ou tomar um chá quente. Se estiver em casa, usar roupas confortáveis e tomar um banho morno também pode ajudar.

2. Separe a vida pessoal da profissional

Para algumas pessoas pode até parecer fácil, mas as situações em que os problemas pessoais afetam o trabalho e vice-versa são mais comuns do que parecem. Isso é ainda mais aparente em mulheres, já que elas têm uma natureza de “tomar conta de tudo”. Desta forma, elas acabam absorvendo os problemas dos outros também. Por isso é fundamental estabelecer estes limites e focar no seu estresse em vez de tentar resolver os problemas dos outros. Além disso, em situações de estresse é recomendado medir a importância do que o causou: o problema em questão ainda será importante daqui a um ano?

3. Delegue as tarefas em casa

Embora muito já se tenha avançado na igualdade de direitos, as mulheres ainda têm uma carga de trabalhos domésticos muito mais pesada do que os homens. Um levantamento do IBGE apontou que as mulheres brasileiras trabalham 72% a mais do que os homens nestas tarefas. Além de se sentirem sobrecarregadas, há ainda o trabalho mental de perceber o que precisa ser feito. A dica da psicóloga é a de dividir claramente as tarefas domésticas, estabelecendo rotinas e atividades, sem que a mulher precise chamar a atenção dos filhos ou do parceiro o tempo inteiro.

4. Reserve tempo para a família

Enquanto estão ocupadas com os problemas do trabalho, da vida pessoal e das atividades domésticas, as mulheres muitas vezes perdem a oportunidade de se conectar com a família. Desligue o celular ou o computador e invista em tempo de qualidade com os familiares. Peça que eles também façam isso, nem que seja pelo menos durante as refeições. Aproveite estes momentos para se desconectar, conversar com eles e viver o presente.

5. Não exija muito de si mesma

Uma atitude que causa muito estresse em mulheres é se comparar com os outros, principalmente com outras mulheres. Pode ser uma colega de trabalho bem-sucedida, uma amiga que parece ser a mãe do ano ou até mesmo o corpo daquela modelo na capa de revista. Isso cria padrões inalcançáveis que apenas frustram as mulheres que se cobram para ser perfeitas o tempo inteiro. Em vez de se medir pela régua dos outros, foque em si mesma. Quais são as suas conquistas e os seus talentos? Concentre-se em tudo o que você tem de bom.

6. Programe as suas despesas

Dinheiro também pode ser uma fonte de estresse. Se este for o caso, faça uma reunião familiar sobre finanças para estabelecer um orçamento. Se possível, deixe suas contas fixas programadas ou no débito automático, pois isso alivia o estresse de duas formas: a de se preocupar com a data de vencimento e a de fazer o pagamento em si. Com as contas pagas ou agendadas, fica muito mais fácil organizar o resto do orçamento familiar e estabelecer quanto pode ser gasto com lazer e quanto deve ser poupado, por exemplo.

7. Você também merece cuidado

Mulheres costumam ser ótimas em tomar conta de todos: dos filhos, dos pais, do parceiro e em muitos casos até dos amigos. O problema disso é que muitas vezes elas acabam se colocando em último lugar. Lembre-se de que cuidar de si mesma é extremamente importante, afinal, se você não estiver bem, o bem-estar dos outros também será prejudicado. Por isso, crie uma rotina para cuidar de si mesma: faça refeições saudáveis, pratique aquela atividade que você sempre quis mas nunca se deu tempo e se permita ter um tempo sozinha para recarregar as baterias.

Outra boa forma de aliviar o estresse é praticar a atenção plena. Saiba mais sobre esta técnica clicando aqui.

 

Fonte: https://health.clevelandclinic.org/too-much-pressure-7-tips-for-stressed-out-women/

reduzir o estresse em mulheres