Dia de combate à Aids: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
1 de dezembro de 2016
Cuidados especiais no atendimento a crianças
17 de janeiro de 2017
Exibir tudo

Hábitos saudáveis e exames preventivos melhoram qualidade de vida

Estamos falando do famoso checkup: uma série de exames recomendados pelo seu médico que irão indicar se está tudo bem com a sua saúde. Ele irá levar em conta o seu histórico pessoal e familiar, além da mensuração de peso e da pressão arterial, para recomendar quais exames devem ser feitos por você.

O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento de boa parte das doenças, por isso, é essencial estar atualizado sobre o seu estado de saúde, realizando exames anualmente de forma preventiva. Algumas condições que podem ser precocemente identificadas são: doença aterosclerótica cardiovascular, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, doenças sexualmente transmissíveis, hepatites, câncer intestinal colorretal, câncer de mama e de colo de útero, entre outros.

Veja abaixo alguns exames comuns para avaliação da saúde:
– Colesterol total, triglicerídeos, HDL e LDL (prevenção de doença aterosclerótica cardiovascular);
– Glicemia de jejum (Diabetes);
– HIV, Hepatite B e Hepatite C, Sífilis, Gonococo e Clamídia (vida sexual ativa);
– Pesquisa de sangue oculto nas fezes (Câncer colorretal);
– Exames maternos de pré-natal (gestantes);
– Teste do Pezinho (recém-nascidos).

Como já mencionamos, o direcionamento dos exames deve ser feito pelo médico. Ele levará em consideração a existência de doenças hereditárias, além de alguns hábitos, como tabagismo e etilismo, atividade sexual, obesidade, sedentarismo e também o momento da trajetória de vida. Por isso, visite o seu médico pelo menos uma vez ao ano e converse com ele sobre o seu estado de saúde e sobre a realização de exames clínicos.

Realizar o checkup é essencial, mas não dispensa a atitude preventiva que você deve ter com a sua saúde, como a prática de exercícios físicos, controle de peso, uso moderado de bebidas alcóolicas e evitar o tabagismo. Vale lembrar que, além da indicação do seu médico, fazer o checkup é uma decisão pessoal e que pode garantir uma vida mais longa e com qualidade.