PCR para Chlamydia é o exame mais indicado para detectar a doença
11 de setembro de 2017
Terceira idade
Prevenção e qualidade de vida na terceira idade
2 de outubro de 2017
Exibir tudo

HPV: Saiba mais sobre o exame e prevenção

prevenção de HPV

Uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns  é a do papilomavírus humano, conhecido pela sigla HPV. Existem diferentes tipos de vírus HPV, alguns deles causadores de verrugas genitais e até mesmo alguns tipos de câncer.

A incidência do vírus pode ser identificada no Papanicolau, um exame periódico recomendado para triagem de câncer de colo de útero em mulheres. A pesquisa de HPV por técnicas moleculares pode complementar em mulheres entre 30 e 65 anos de idade para identificar se são identificados os tipos que representam aumento de risco do câncer. Em mulheres com menos de 30 anos este exame nem sempre é exigido pois a infecção é muito comum e costuma ser eliminada pelo organismo sem necessidade de tratamento. Ainda assim, caso sejam identificadas lesões pode haver necessidade de uma colposcopia e até biópsia do colo do útero.

Como já foi mencionado, há diversos tipos do vírus HPV, por isso, os exames mais simples focam em identificar os tipos HPV-16 e HPV-18, associados a cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Outros tipos que podem causar doenças são:

Câncer: HPV 31, 33, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, 68 e 73.

Condilomas (verrugas genitais): HPV 6, 11, 42, 43 e 44.

Resultados negativos indicam que é improvável que haja a infecção. Nestes casos é recomendada a vacinação.

Prevenção

Os tipos 16 e 18, associados ao câncer de colo de útero, podem ser evitados por meio de duas vacinas, sendo que uma delas também protege contra os tipos 6 e 11, associados a verrugas genitais. Estas vacinas só têm efeito se a pessoa ainda não tiver sido exposta ao vírus, por isso são recomendadas a mulheres entre 9 e 26 anos. A vacina que protege contra os tipos 6 e11 também é recomendada a homens desta faixa etária.

O Hemos disponibiliza a pesquisa do HPV pelo método de PCR que contempla os 14 principais genótipos do vírus.

Consulte periodicamente seu médico.

 

Fontes:

https://www.cdc.gov/std/HPV/STDFact-HPV.htm

http://www.labtestsonline.org.br/understanding/analytes/hpv/tab/test/

http://www.labtestsonline.org.br/understanding/analytes/hpv/tab/faq

prevenção de HPV