O calendário da saúde
9 de fevereiro de 2017
Resultados de exames aonde você estiver
17 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Obesidade: Quais fatores favorecem o seu aparecimento e como combatê-la

Alguns fatores favorecem o aparecimento da obesidade, como o balanço energético positivo (ingestão maior que o gasto de calorias) e o ganho de peso. Isso acontece principalmente em função do aumento de ingestão de alimentos, particularmente os de alta caloria e que frequentemente são servidos em grandes porções. Também acontece em função da substituição de atividades físicas por atividades de lazer mais sedentárias, como assistir TV e se divertir com dispositivos eletrônicos.

A diretriz de manejo do sobrepeso e obesidade em adultos de 2013 do American College of Cardiology e American Heart Association Task Force on Practice Guidelines recomenda que, para perda de peso de 5 a 10% e sua manutenção sejam observadas as seguintes práticas:

Aconselhamento: buscar aconselhamento junto a médicos, nutricionistas,  educadores físicos, fisioterapeutas e psicólogos para perda de peso e, posteriormente, para a sua manutenção.

Alimentação: além de reduzir a quantidade de calorias ingeridas (entre 1.200 e 1.500 kcal/dia para mulheres e entre 1.500 e 1.800kcal/dia para homens), recomenda-se uma alimentação de acordo com as suas preferências, de sua família e do seu estado de saúde.

Atividade física: 150 minutos de atividades aeróbicas por semana inicialmente e, para manutenção, entre 200 e 300 minutos por semana. Esta atividade pode ser, por exemplo, uma caminhada.

Terapia de comportamento: monitorar por meio de anotações ou aplicativos a ingestão de alimentos e a realização de atividade física. Monitoramento semanal de peso e feedback regular de um especialista também são recomendados.

Estas dicas ajudam na mudança de seu estilo de vida e no combate à obesidade. Consulte seu médico para se prevenir e melhorar a sua qualidade de vida.

Fonte: http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMra1514009