prevenção de HPV
HPV: Saiba mais sobre o exame e prevenção
19 de setembro de 2017
Feriado
Horário de atendimento no feriado de 12 de outubro
10 de outubro de 2017
Exibir tudo

Prevenção e qualidade de vida na terceira idade

Terceira idade
Terceira idade

Entre os anos de 2000 e 2050 a Organização Mundial da Saúde estima que o número de pessoas com 60 anos ou mais irá dobrar. Isso quer dizer que mais de uma em cada cinco pessoas em todo o mundo terá mais de 60 anos. A saúde deste público é influenciada por fatores individuais e do ambiente em que ele vive.

A ações preventivas são realizadas em três níveis:

Prevenção primária: Isto pode ser feito através da promoção de saúde de forma geral, como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, e a imunização específica contra doenças.

Prevenção secundária: diagnosticar uma doença quando ela ainda se encontra nos estágios iniciais pode ser decisivo na cura. Alguns exemplos são: rastreamento de câncer de mama e estratificação do risco cardiovascular.

Prevenção terciária: são ações que têm o objetivo de reduzir prejuízos em decorrência de algum problema agudo ou crônico. Ela inclui medidas de reabilitação, como por exemplo em casos de infarto ou de acidente cardiovascular.

Especialistas indicam condições a serem pesquisadas e monitoradas:

– Hipertensão;

– Alterações nos lipídeos (colesterol, triglicerídeos);

– Obesidade;

– Sedentarismo;

– Diabetes;

– Tabagismo, abuso de álcool e uso de drogas ilícitas;

– Infecção por HIV e vírus da hepatite;

– Hipotireoidismo;

– Perda cognitiva e quadros depressivos;

– Osteoporose;

– Câncer (com indicação individual de que tipos devem ser monitorados).

Hábitos alimentares saudáveis, a prática de atividades físicas regulares, descanso e lazer na medida certa, o cultivo de bons pensamentos com a mente estimulada são ações que devem iniciar antes da terceira idade.

Consulte regularmente um médico geriatra para diagnosticar condições clínicas precocemente, orientar quanto aos seus cuidados de saúde e o tratamento de eventuais agravos à saúde.

Confira na imagem abaixo os principais fatores sociais que contribuem para a qualidade de vida na terceira idade:

Terceira idade