Direitos e deveres dos pacientes
27 de julho de 2017
Como está o seu colesterol?
8 de agosto de 2017
Exibir tudo

Saiba mais sobre hepatites virais

A hepatite é uma doença que causa inflamação no fígado e pode resultar em cirrose e até mesmo câncer. Ela pode ser dos tipos A, B, C, D e E, dependendo do vírus contraído pelo paciente. Confira abaixo as características de cada uma delas:

Hepatite A: o contágio se dá por transmissão fecal-oral, pelo contato entre indivíduos ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus. A doença é curável e raramente causa insuficiência hepática grave.

Hepatite B: causada pelo vírus B, pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem uso de preservativo e através do sangue. Costuma ser uma doença silenciosa, sem apresentar sintomas, e é detectada por meio de exame de sangue. Pode ser prevenida com vacinação.

Hepatite C: assim como a do tipo B, a hepatite C é um dos tipos mais graves da doença e pode ser transmitida por meio do sangue. Pode causar fibrose do fígado e cirrose e não possui vacinação.

Hepatite D: sua transmissão é semelhante à da hepatite B e depende que a pessoa já tenha sido infectada com o tipo B.

Hepatite E: também tem contágio por meio fecal-oral e é mais frequente nos países da África e da Ásia.

 

Diagnóstico da hepatite B

O exame de sangue para detectar a hepatite B detecta anticorpos produzidos para combater a infecção. Confira abaixo quais são os marcadores e o que cada um deles significa:

HBsAg – Antígeno de superfície do vírus da hepatite B

É o primeiro marcador da infecção pelo VHB. Ele aparece de uma a três semanas antes da manifestação dos sintomas e a sua existência, junto com o anti-HBc, indica a presença de infecção. Quando evolui para cura desaparece nos primeiros seis meses, se persistir por mais tempo do que isto indica infecção crônica.

Anti-HBc e IgM – Anticorpo da classe IgM contra o VHB

Indica infecção recente e é encontrado no soro até 32 semanas após a infecção. No entanto, este marcador também pode estar presente na fase crônica quando houver novo agravamento da infecção pelo VHB.

Anti-HBc ou Anti HBc total – Anticorpo da classe Ig total (IgM + IgG) contra o VHB

Marcador de uma infecção passada que caracteriza contato prévio com o vírus. Permanece por toda a vida nas pessoas que tiveram infecção por hepatite B. É utilizado na triagem para hepatite B.

HBeAg – Antígeno que indica replicação viral

Este marcador caracteriza a fase de replicação viral. Se for positivo, indica alta infecciosidade.

Anti-HBe – Anticorpo contra o HBeAg

Surge após o desaparecimento do HBeAg e indica o fim da fase de replicação viral.

Anti-HBs – Anticorpo contra o HBsAg

Trata-se do único anticorpo que confere imunidade ao VHB. Está presente no soro entre a primeira e a décima semana após o desaparecimento do HBsAg, indicando cura e imunidade. Está presente isoladamente em pessoas vacinadas ou que receberam imunoglobulina anti-hepatite B ou por transferência de anticorpos maternos durante a gestação.

 

Contágio e prevenção

O contágio das hepatites B e C, que são as mais graves, pode se dar das seguintes formas:

– Relação sexual sem uso de preservativo;

– Compartilhamento de objetos, como seringas, lâminas de barbear, materiais de manicure sem esterilização adequada;

– Materiais cirúrgicos ou odontológicos não esterilizados adequadamente;

– Materiais para confecção de tatuagens ou piercings.

 

É importante destacar que a eliminação da hepatite viral foi uma meta firmada por 194 governos na 69ª Assembleia Mundial de Saúde em Genebra, no qual adotaram a Estratégia Global da Hepatite Viral da OMS, que possui o objetivo de eliminar as hepatites B e C nos próximos 13 anos.

O Hemos contribui com esta meta promovendo uma série de ações como palestras preventivas, workshops, realização de exames periódicos na equipe e também no próprio laboratório.

Para se prevenir da hepatite B é essencial tomar as três doses da vacina contra a doença. No caso da hepatite C não há vacina, portanto, o cuidado no dia a dia deve ser redobrado. Não compartilhe objetos pessoais, como alicates de cutícula, lâminas de barbear/depilar, escovas de dente, seringas e agulhas. Para quem tem costume de fazer as unhas em salões de beleza, o ideal é levar o seu próprio kit de manicure. Também exija que todo material de tatuagem seja descartável. Com estes cuidados você protege a sua saúde contra os vírus causadores da hepatite.

 

Fonte:
http://www.dive.sc.gov.br/hepatites/#/perguntas-e-respostas