Conquista da acreditação é destaque na Taba Magazine
5 de junho de 2017
Horário de atendimento no feriado de Corpus Christi
14 de junho de 2017
Exibir tudo

Tire suas dúvidas sobre exames laboratoriais

exames laboratoriais

Quem nunca teve dúvidas na hora de fazer um exame laboratorial? É muito comum que as pessoas questionem sobre tempo de jejum ou ainda se o consumo de bebida alcoólica, remédios e determinados alimentos antes da realização do procedimento podem interferir no resultado do exame. A Dra. Rosele Maria Branco, médica hematologista e patologista clínica e diretora clínica do Hemos Laboratório Médico, defende que é sempre muito importante que os pacientes procurem laboratórios de confiança, afinal, o resultado do exame irá orientar os médicos nos diagnósticos e tratamentos. Além disso, também é essencial que as recomendações médicas sejam seguidas corretamente antes da coleta. Confira outras dicas importantes:

Existe a necessidade de ficar em jejum para fazer um exame?

Nem sempre. Isso é uma novidade que surgiu em 2016, a partir de um consenso brasileiro sobre a flexibilização do jejum, em que participaram várias sociedades médicas. O consenso autorizou que realmente não exista mais obrigatoriedade do jejum, quando a pessoa vai ao laboratório. Isto ocorreu por dois motivos principais, o primeiro porque muitas vezes a pessoa ficava 12 horas sem se alimentar e se sentia mal no dia seguinte; e o segundo porque também flexibiliza o horário de coleta. Se não é necessário fazer o jejum, também não é preciso ir logo cedo e, às vezes, enfrentar fila para fazer o exame de manhã. A pessoa pode fazer no período da tarde, por exemplo. De modo geral, não existe mais a regra de fazer o jejum para os exames laboratoriais, com algumas exceções: se for a pedido do médico e nas pessoas diabéticas ou com triglicerídeos elevados, pois nesses casos é melhor colher em jejum.

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Os remédios podem interferir nos resultados dos exames sim, mas as pessoas não devem deixar de tomá-los para fazer os exames. Em vez disso, devem informar ao laboratório se estão usando antibióticos, anticoagulantes ou vitaminas, por exemplo, para que se possa interpretar melhor os resultados.

Por que é importante descartar o primeiro jato de urina?

As orientações de coleta de urina são: que seja a primeira da manhã ou que já tenha se passado duas horas após a pessoa ter urinado pela última vez, e que se faça uma higiene íntima antes da coleta. Uma das indicações principais do exame de urina é para identificar infecções, por isso o recomendado é que se elimine o início da micção e se colha justamente a urina a seguir, para evitar a contaminação da amostra.

Gripe e resfriados impedem o paciente de fazer exames?

Depende do tipo do exame. Alguns podem sofrer alterações por conta da gripe e dos resfriados. O importante é seguir a recomendação do médico, pois ele irá indicar qual o melhor momento para realizar a coleta.

A menstruação pode interferir no resultado do exame?

Sim, o caso mais comum são os exames de urina e de fezes. Em geral, recomenda-se esperar e colher fora do período menstrual, se possível.

Até quanto tempo antes da realização de um exame é possível consumir bebida alcoólica?

Não há restrição para o consumo de bebidas alcoólicas antes dos exames, desde que seja o uso habitual e moderado que a pessoa faz. Contudo, se houve ingestão excessiva, é melhor esperar 72h antes de ir ao laboratório.

Posso fazer esforço físico antes e depois de coletar o material para o exame?

Deve-se evitar os esforços físicos antes da coleta dos exames. Não está indicado ir para academia ou correr e ir em seguida fazer os exames, porque os resultados podem não refletir o estado habitual de vida da pessoa.

A água interfere no resultado?

Não, tomar água antes de fazer os exames laboratoriais não altera os resultados.

Existe alguma recomendação sobre o consumo de determinados alimentos?

Em geral, deve-se seguir sua dieta habitual nos dias que antecedem a coleta e no dia, antes de colher os exames, ter uma alimentação leve. Existem, contudo, exames mais específicos que necessitam dietas especiais, nestes casos o laboratório orientará, por escrito, por e-mail ou por Whatsapp.

Quanto tempo após a coleta os exames devem ser entregues no laboratório?

Em se tratando dos exames de urina, até no máximo 2h, mas de preferência é melhor o quando antes, e conservar na geladeira até lá. No caso de exame parasitológico de fezes, que é o mais comum, pode ser até mais de dois dias, porque usamos um frasco que contém conservante. Para outros exames de fezes, no frasco sem conservante, deve ser entregue no mesmo dia, em até 6h.

Menores de idade precisam estar acompanhados de um adulto responsável?

Nem sempre. Se o menor estiver habituado a fazer os exames e trouxer a requisição médica e um documento de identificação com foto, ele pode realizar. Mas as crianças, claro, devem estar acompanhadas dos responsáveis.