Número de casos de sarampo aumenta no mundo
16 de maio de 2019
Conheça os diferentes tipos de anemia
27 de maio de 2019
Exibir tudo

Análise de urina automatizada proporciona agilidade e precisão nos exames

O exame de urina é importante para avaliação da função renal e afecções do trato urinário, podendo auxiliar no diagnóstico e avaliação da eficácia do tratamento. E para garantir ainda mais precisão nos resultados e oferecer uma tomada de ação mais rápida aos médicos, o Hemos investiu em novos equipamentos para análise de urina automatizada.

 

O que muda com a análise de urina automatizada?

O exame compreende duas etapas: análise das propriedades físicas e químicas e análise microscópica. A análise física/química, responsável por averiguar a cor, a turbidez, a presença ou ausência de substâncias, o pH e a densidade, ganha mais tecnologia e precisão em seus resultados. Além de incluir a relação proteína/creatinina no laudo, que auxilia na triagem de um possível distúrbio renal.

A análise microscópica detecta a presença de células, cristais minerais e agentes patogênicos, como fungos ou bactérias. Nesta análise são contabilizados hemácias, leucócitos, células epiteliais, cilindros, cristais, parasitas, bactérias ou leveduras. Este processo, antes realizado por profissionais da área altamente qualificados, também passa a ser automatizado. Ou seja, deixa de ser um método subjetivo de análise do profissional e torna-se um método quantitativo resultante da análise do próprio equipamento, com estudo profissional complementar.

A Diretora Técnica do Hemos, Dra. Larissa C. Machado Welter, explica que o novo método auxilia tanto na agilidade dos ensaios, com redução de etapas do processo, quanto na exatidão dos resultados. Uma vez que os equipamentos fazem o rastreio e a análise das amostras de forma padronizada, a microscopia fica encarregada apenas das amostras com alguma anormalidade, com flags de alarme pré-estabelecidos e configurados.

Leia também: Gestão de documentos e equipamentos do Hemos

análise de urina automatizada