Resultados de exames aonde você estiver
17 de fevereiro de 2017
Hemos recebe acreditação do PALC
4 de abril de 2017
Exibir tudo

Conheça os alimentos relacionados a doenças cardíacas

Cuidar da alimentação é cuidar da saúde. Não é de hoje que sabemos da influência dos alimentos no funcionamento do corpo humano. Uma pesquisa recente da Trufts Friedman School of Nutrition Science and Policy relaciona a incidência de doenças cardíacas a 10 grupos de alimentos. Alguns deles pela falta e outros pelo excesso de consumo.

O estudo concluiu que, se as pessoas consumissem menos sal e carne vermelha e mais oleaginosas, frutas e vegetais, elas podem reduzir consideravelmente o risco de desenvolver alguma doença cardiovascular. A pesquisa foi realizada com 16 mil voluntários de 1999 a 2012.

A recomendação é a de aumentar o consumo de oleaginosas, peixes e frutos do mar ricos em ômega 3, vegetais, frutas, grãos integrais e gordura polinsaturada. Da mesma forma, a pesquisa aponta os riscos de alimentos que devem ter o seu consumo reduzido, como sal, carnes processadas, bebidas açucaradas e carne vermelha.

Dietas ricas em vegetais, frutas, óleos vegetais e grãos integrais não contribuem apenas para evitar doenças cardíacas, mas também diminuem os riscos de desenvolver câncer, Alzheimer e diabetes. Vale lembrar que não há uma rotulação de alimentos proibidos ou liberados. A recomendação para ter uma vida saudável é a de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.