O que é fibrose cística e a importância do diagnóstico precoce
5 de setembro de 2017
prevenção de HPV
HPV: Saiba mais sobre o exame e prevenção
19 de setembro de 2017
Exibir tudo

PCR para Chlamydia é o exame mais indicado para detectar a doença

A infecção por Chlamydia trachomatis genital em mulheres normalmente não apresenta sintomas.

Os testes de PCR são os exames de escolha para o rastreamento e o diagnóstico das infecções urogenitais causadas pela bactéria Chlamydia trachomatis. O exame é realizado pelo Hemos Laboratório, que optou pela metodologia molecular pois estas técnicas têm avançado significativamente, além de custos cada vez menores.

Segundo o Center for Disease Control and Prevention, este PCR possui alta sensibilidade de detecção, acima de 90%, e mantém a especificidade superior a 99%. Trata-se de uma metodologia capaz de detectar mais casos dessa infecção do que a cultura ou a imunofluorescência direta ou indireta.

No Hemos a presença da bactéria Neisseria gonorrhoeae, causadora da gonorreia, também é pesquisada no mesmo exame com igual eficiência. O laboratório libera os dois resultados sem custo adicional.

As amostras para este teste podem ser coletadas de duas formas: por meio do exame de urina de primeiro jato ou por meio de raspagem endocervical ou vaginal, realizada pelo ginecologista. O prazo médio para a liberação dos resultados é de 10 dias.

Por se tratar de uma doença que não apresenta sintomas em até 75% dos casos, o diagnóstico laboratorial da Chlamydia trachomatis é fundamental para que o médico possa confirmar a infecção e iniciar o tratamento com antibióticos o quanto antes. Seu tratamento precoce diminui os riscos de desenvolver doença inflamatória pélvica, uretrite, endometrite e até mesmo aborto.

 

Fonte:

http://hemos.com.br/exames/informativos/