gestantes
Prevenção de quedas para gestantes
16 de abril de 2018
Tiradentes
Aviso: Feriado de Tiradentes
20 de abril de 2018

Prevenção de quedas na coleta de sangue

Coleta de sangue

É relativamente comum acontecer mal-estar, tonturas e até desmaios no momento da coleta de sangue. Isso ocorre involuntariamente e os motivos podem ser reflexo do nervosismo ou do jejum prolongado. Sabendo desse risco de quedas, o Hemos emprega ações preventivas pensando na segurança do cliente.

Como o técnico da coleta pode evitar quedas

  1. Orientar o acompanhante a ficar sentado na sala de espera e não assistir à coleta, para também evitar quedas do acompanhante, com exceção das coletas em crianças.
  2. O técnico de enfermagem deve tranquilizar o cliente e permanecer sempre atento aos sinais de mal-estar do cliente durante todo o procedimento de coleta. Esses sinais são o aparecimento de: palidez, suor frio, náusea, tontura e fraqueza.
  3. Ao perceber esses sinais, que indicam um possível desmaio (síncope), o técnico deve concluir a coleta e pedir ao cliente que permaneça sentado e abaixe a cabeça, debruçando-se sobre os joelhos com os braços cruzados.
  4. Se isso ocorrer ao final da coleta e o cliente já estiver em pé, o técnico deve apoiar o corpo do cliente, protegendo especialmente a cabeça, colocando-o sentado ou deitado para evitar a queda.
  5. O cliente deve permanecer sentado ou deitado até que possa se levantar e, então, pode ser encaminhado para a sala de repouso. Quando ele se sentir melhor, oferecer água gelada, café e biscoitos.
  6. Deixar o cliente em observação e liberá-lo somente após a confirmação da recuperação total.
  7. Fazer um contato por telefone, no mesmo dia ou no dia seguinte, para saber se o cliente passou bem depois.
  8. Orientar o Atendimento a cadastrar o alerta de “coleta preferencialmente deitado”, para os clientes que tenham um histórico de mal-estar ou desmaios ou conforme o cliente informar episódios anteriores.

Como o cliente pode evitar quedas

  1. Avisar para a recepcionista se já teve desmaios na coleta de sangue.
  2. O acompanhante deve ficar na sala de espera, com exceção das coletas em crianças.
  3. Informar ao técnico da coleta qualquer sinal de palidez, suor frio, náusea, tontura, fraqueza, sensação de desmaio.
  4. Caso sinta mal-estar, ficar sentado e se debruçar sobre os joelhos, com a cabeça baixa.
  5. Depois, ficar alguns minutos deitado na sala de repouso até se sentir melhor e se alimentar. Então, poderá sair do laboratório com segurança.
Coleta de sangue