Como evitar quedas
Como evitar quedas
6 de abril de 2018
Coleta de sangue
Prevenção de quedas na coleta de sangue
20 de abril de 2018
Exibir tudo

Prevenção de quedas para gestantes

gestantes

Durante a gravidez os cuidados para evitar quedas devem ser redobrados, já que em alguns casos elas podem comprometer a saúde da mãe e do bebê.

Embora o cuidado seja necessário, o corpo da gestante confere uma proteção extra ao bebê, o que faz com que nem todas as quedas sejam perigosas. Isso porque as paredes do útero são formadas por músculos grossos e fortes, que mantêm o bebê seguro. Além disso, o líquido amniótico serve como um amortecedor. Durante as primeiras semanas da gestação o útero está encaixado atrás do osso pélvico, por isso, pequenas quedas durante esta etapa não costumam ser preocupantes.

No entanto, a partir do fim do segundo trimestre de gestação as quedas se tornam mais preocupantes, principalmente se houver trauma direto ao abdome. Nos meses finais da gestação quedas podem provocar contrações, perda de líquido amniótico, deslocamento de placenta ou até mesmo hemorragia feto-materna (quando o sangue do bebê passa para a corrente sanguínea da mãe).

Em qualquer caso de queda, é importante contatar o médico e descrever detalhadamente como ela ocorreu. Se a gestante cair ao final do segundo trimestre ou em qualquer momento do terceiro trimestre é necessário buscar atendimento médico imediatamente, principalmente se a queda provocar qualquer um destes sintomas: sangramento vaginal, dores abdominais, contrações no útero ou se não for possível sentir o bebê se mexendo.

Prevenção

Para evitar que as quedas ocorram, é importante que a gestante tome alguns cuidados:

– Evitar subir em bancos e escadas para pegar coisas do armário;

– Utilizar sapatos baixos, que facilitem o equilíbrio;

– Atenção ao peso adquirido durante a gestação, pois o excesso dele pode diminuir os reflexos;

– Evitar andar em pisos molhados ou com produtos que os deixem escorregadios.

Para saber outras medidas que previnem quedas clique aqui.

Fonte: mayoclinic.org

gestantes