Horário de atendimento no feriado de Corpus Christi
14 de junho de 2017
2º Workshop Hemos 2017 será realizado em julho
22 de junho de 2017
Exibir tudo

Saiba como cuidar de sua audição

Você tem o costume de ouvir música muito alta e com fones de ouvido? Isso pode prejudicar a sua audição. Números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) expõem que cerca de 1,1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de terem perdas auditivas irreversíveis porque escutam música com volume alto em fones de ouvido.

Segundo a OMS, a audição de uma pessoa é considerada normal quando ela consegue ouvir sons de até 25 decibéis, ou mais baixos, nos dois ouvidos. A organização define como escuta segura sons com volume até 85 decibéis ouvidos por no máximo oito horas. Quanto mais alto o volume, menor deve ser o tempo de exposição.

Para se ter uma ideia, os sons de aparelhos de música podem variar entre 75 e 136 decibéis, o que exige atenção dos usuários em seu uso. A escolha por fones que isolam o ruído do ambiente pode evitar o aumento demasiado de volume. Procurar por aplicativos que medem o nível de exposição a estímulos sonoros também é uma medida preventiva.

Medidas de prevenção

O estudo da OMS também estima que até 60% dos casos de perda auditiva entre jovens de até 15 anos podem ser prevenidos. Veja como:

– Evitar ouvir música muito alta, com fones de ouvido e por um longo período de tempo. Lembre-se de que quanto mais alto o volume, menor deve ser o tempo de exposição.

– Também cuide com o volume alto em aparelhos de sons transmitidos para todo o ambiente, como aparelhos de som e televisores.

– Para quem trabalha em ambientes com muito barulho, utilizar tampões para os ouvidos é fundamental. Eles podem reduzir em até 45 decibéis o volume do que é escutado.

– Prevenir-se contra doenças como o sarampo, caxumba, meningite, infecções por citomegalovírus e otite crônica. Algumas delas podem ser evitadas com vacinas.

– O monitoramento correto da gravidez, tanto para a mãe como para o bebê, também é fundamental. Problemas na gestação e no parto representam 17% dos problemas de audição em crianças.

Lembre-se que você pode cuidar de sua audição com pequenas ações e evitar problemas futuros.